Encadernação, angustia e muito amor

01:03

Bom, acho que nunca falei aqui, mas desde o ano passado venho fazendo uma cadeira de Encadernação do curso de Design de produto na UFPE como ouvinte. Resolvi fazer porque além de amar encadernação, livros e afins, o professor Cloves Parisio vai se aposentar. Ele é expert nisso, eu não poderia aprender com alguém melhor e simplesmente morri de medo de nunca mais ter a oportunidade de ter uma aula com ele. Ele é uma ótima pessoa mas também é muito exigente e os caderninhos que entregamos precisam estar perfeitos. No momento estou em um breve - ou não - desleixo e devendo 6 caderninhos. Preciso entregar um manual encadernado até a semana que vem, ainda vou diagramar tudo no illustrator e enfim, estou a ponto de chorar. 

 No momento não posso pegar os cadernos que fiz para mostrar aqui, tenho só algumas fotos, então peguei umas fotos na internet e prometo que irei postar todas as fotos dos meus quando eu recebe-los de volta!

Encadernação Longstich

Essa é a minha encadernação preferida <3 provavelmente irei fazer o meu manual com ela. A costura dela é imbutida e ao mesmo tempo você pode ver todos os cadernos por esse buraco atrás. O caderno abre em 360º e não rasga, é puro amor.
Encadernação Belga

Essa encadernação até hoje me dá dor de cabeça. Ainda não terminei a costura dela, é confusa demais. Mas eu vou ter que fazer por bem ou por mal, então né...

Encadernação chinesa

Finalmente uma foto de um caderninho meu, com a capa do Van, rs <3. A chinesa é uma das mais simples, o que eu acho difícil é furar esses furinhos com uma furadeira, eu e ferramentas de corte / furo / fogo não é uma boa combinação, a duas semanas atrás cortei metade do dedo com um estilete...

Encadernação Francesa

Sem dúvidas a mais linda, principalmente se for com essas capas estilo antigo, acho maravilhoso. Quero muito conseguir fazer um livro assim daqui para o final dessa cadeira, não é possivel né...

Costura Simples

Mais um caderninho meu aqui! Essa encadernação é a simples, costurada do lado. O ruim é que só aguenta no máximo 30 folhas, então ela serve para bloquinhos de nota.

Encadernação Sanfonada

Na minha ementa tem esta encadernação mas até agora não foi demonstrada e nem sei se ainda será. Ela é linda e bem diferente, da para fazer de várias formas.

Enfim, eu nem acredito que essas aulas já estão acabando. As coisas que a gente gosta de fazer fazem com que o tempo passe rápido demais.

"O fabuloso manual Cloveliano das artes de encadernar", realmente fabuloso, feito por um garoto no qual não lembro o nome... Esse é o melhor manual que eu já vi, ficou lindo. Fico mal em pensar que preciso começar a diagramar tudo e...

Enquanto isso no ateliêr...

E caso você também tenha amado isso tudo, não exite em me perguntar sobre o assunto, eu respondo o que puder. Se quiser me encomendar algum tipo de caderninho desses, entra em contato pelo face ou por e-mail! Inclusive tenho uma loja online - papelaria - chamada Papier Désir, aqui está o link. 
Té mais!

You Might Also Like

11 comentários

  1. Que massa, Nay. Eu to aprendendo a encadernar na vibe "autodidata" e to amando, imagina ter aulas com com alguém que se garante tanto?! Aproveita, e... Boa sorte! :3

    ResponderExcluir
  2. Que demais, gente! Sua encadernação preferida também foi a minha! (:

    Visite-nos!
    XOXO

    ResponderExcluir
  3. nossa que legal heim, tbm amei a sua preferida! Arrasaaaaa

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu acho isso genial. Primeiro, porque amo coisas de papelaria. Segundo, porque amo trabalhos manuais. Terceiro, porque adoro coisas exclusivas que a gente pode dizer que fez e só a gente tem. Muito amor, né?!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Cada um mais fofo que o outro! #ADOREI
    BJS
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O primeiro é magnifico, mas outros são bem legais também. Adorei a postagem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. A encadernação francesa e a Longstich são perfeitas <3 <3
    Parece ser um curso interessantíssimo!
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
  8. Adoreeei todoos *-* lindas encadernações
    http://encantos-de-princesa.blogspot.com.br/2014/02/looks-de-trabalho.html

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do primeiro, com as balas na capa. Como assim abre em 360° ? Quero um assim pra mim.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. O da "costura simples" é super cute *-*
    Beijos
    http://teenworld23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. amei a francesa, que coisa mais linda gente :o

    Beijinhos ♥
    Meu blog: Gabi e o mundo secreto ♥

    ResponderExcluir