Cursando Arquitetura: Materiais necessários

12:45


Quando eu resolvi cursar Arquitetura e Urbanismo, procurei mil vezes na blogosfera um post que especificasse os materiais que usamos nas disciplinas de desenho. Fiquei incrédula por não ter achado nenhum completo. Entrei no curso (por sinal estou amando), estou no segundo período e resolvi criar o post para quem procurar, ajudar os outros é sempre bom, rs. Então vamos lá!

Escalimetro 
As plantas baixas são praticamente miniaturas das casas em tamanho real, sabia? Corta-se a casa ao meio e vemos de cima. Para fazer elas caberem no papel, precisamos redimensionar as suas medidas. 1/1 é a escala de tamanho real. O escalimetro nos ajuda a redimensionar da forma correta!

 Transferidor
Ele serve para medir os ângulos!

 Compasso
Todo mundo ja usou na escola né? Serve para os circulos não ficarem tortos :3

 Esquadros
Eu não imaginava que os esquadros tinham tantas utilidades. Além de medir os ângulos de 30, 45 e 60 graus, eles servem para deixar as linhas retinhas (mesmo sem ter uma régua).
 Régua
Bom, não preciso explicar né? Régua é essencial na vida de um estudante de Arquitetura.

 Régua Curva Francesa
Quando a minha mãe me deu de presente, nem eu sabia para que servia. Ela serve para fazer curvas de diversas formas.

 Papel A3 
Não precisa necessariamente ser Croqui. Na minha faculdade usamos este, Croqui de papel manteiga. Serve para desenharmos qualquer coisa, mais especificamente as plantas baixas.

 Bolômetro
Não sabe usar o compasso? É uma boa opção.
 Lapiseiras 0.3, 0.5 e 0.7
É bom quanto é pentel (esse primeiro modelo marrom), mas infelizmente são caras (na faixa de R$30) e eu acabei perdendo as minhas na faculdade.

 Régua Fluxograma
Antes de criar uma planta, podemos fazer um fluxograma especificando onde irá ficar cada coisa. 

Bônus +3: Alguns exercícios que fazemos em sala

Letra técnica 

Dobradura de papeis 

 Gabarito

Formas

Bom, é isso. Os exercícios são bem básicos por que ainda estou no segundo período e fiz pouquíssima coisa. Mas espero vim aqui mostrar para vocês os meus futuros projetos! <3

You Might Also Like

1 comentários

  1. Adorei, viado! Sempre quis saber pra quê servia esse negócio francesa! Vou me preparando pra comprar tudo já! Adorei <3

    ResponderExcluir